Trata-se de uma metáfora em relação a morte. Mas não significa que o corvo seja um
símbolo da morte.
Desdita tem como significado infortúnio, infelicidade, má sorte, ausência. No inverno
muitos pássaros morriam. No contexto da Segunda Guerra Mundial, a desdita tem como
emblema a swástika, que estava em todo canto. Ao invés de a águia (símbolo Alemão)
estar dentro do círculo era a swástika que se apresentava em todos os cantos, nos
uniformes militares, nas faixas, nas bandeiras, nos carros de guerra etc., causando
infortúnio aos habitantes daquele lugar.
As velhas encontram-se estafermáticas, ou seja, estavam paradas, amedrontadas, sem
saber o que fazer mediante os rumores da guerra que se aproximava. Elas queriam um
salvador. A mais velha chama o cônsul que se encontra na embaixada brasileira
(Alemanha/Hamburgo) conta a história dela, na verdade revela um segredo guardado há
anos. Suplica que ele faça alguma coisa por sua filha, que também já está velha mas ele
nada podia fazer. Era tarde demais.
O corvo da desdita assombrava gerações em todos os aspectos. Hoje, podemos saber por
meio da mídia o quanto a humanidade está estafermática, por causa dos conflitos
políticos, econômicos, sociais, religiosos que fazem um muro de separação entre as
classes sociais, gerando infortúnio, infelicidade, má sorte, ausência, fome, guerra,
desemprego e morte que a cada minuto assombra a vida das pessoas.